Estudante lembra terror de ser agredido por 7 após beijar outro rapaz em MS

Um misto de revolta, medo e impotência tomou conta de um estudante de 23 anos, que foi covardemente agredido por sete pessoas em plena região central de Campo Grande. O rapaz, que terá a identidade preservada, suspeita que o crime teve motivação homofóbica. Assista ao momento do ataque.

Grupo agredindo casal de jovens no Centro de Campo Grande. (Vídeo: Câmera de segurança).

“Fico revivendo isso. Eles me agrediram com socos, capacetadas… Coloquei o capacete na cabeça para me proteger. Eles quebraram o capacete. Eu estou bem porque estou vivo”, relatou o estudante.

A agressão aconteceu por volta das 3h do último sábado (23), enquanto o estudante beijava outro rapaz na Avenida Calógeras, ao lado do Armazém Cultural, na Esplanada Ferroviária.

Câmera de segurança registrou o momento em que o casal é cercado pelos suspeitos, ao lado de uma motocicleta. (Veja acima.)

O rapaz que acompanhava o estudante foi atingido na boca, mas conseguiu fugir correndo em seguida. Já a vítima ainda tentou sair do local de moto, mas foi derrubada com socos e chutes pelos suspeitos, antes de também conseguir escapar também.

Um dos agressores ainda tentou alcançá-lo, enquanto outro tentava ligar a motocicleta, sem sucesso. O grupo danificou a moto, antes de deixar o local.

Ferido

O jovem sofreu cortes no queixo e no nariz e precisou levar pontos. Ele foi atendido em uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e registrou o caso na Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) Centro.

Em depoimento à polícia, o garoto afirmou não conhecer nenhum dos agressores e ressaltou que eles podem ter agido por homofobia, já que a violência começou logo após o casal se beijar.

Apesar do relato indicando motivação homofóbica, o caso foi registrado pela Polícia Civil apenas como lesão corporal dolosa e dano. Até o momento, a ocorrência ainda não foi encaminhada para investigação como crime de homofobia.

Repúdio

O estudante é aluno dos cursos de Teatro e Dança da Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), que emitiu nota de repúdio após o ocorrido. Confira na íntegra.

“Os Cursos de Teatro e de Dança da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, repudia com veemência o ataque homofóbico sofrido por um de nossos alunos em Campo Grande. Agressões motivadas por ódio são inaceitáveis e ferem os princípios mais básicos de nossa sociedade: a dignidade, a liberdade e o respeito à diversidade.
É importante lembrar que, desde 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) equiparou a homofobia e a transfobia ao crime de racismo, com pena de reclusão. Isso significa que o caso em questão é um ato de violência por orientação sexual ou identidade de gênero, assim sendo, um crime grave que atenta contra os direitos humanos e a nossa democracia.
O impacto psicológico gerado por um trauma como esse é profundo: ansiedade, depressão e insegurança. Um ataque como este atinge não só a vítima, mas toda a comunidade LGBTQIAPN+ na cidade de Campo Grande, espalhando medo e impedindo que as pessoas vivam plenamente.
Como instituição de ensino, nosso papel é educar para a liberdade e para o respeito. Exigimos que as autoridades da cidade de Campo Grande, apurem o caso com rigor e que os responsáveis sejam punidos.
A impunidade não pode ser uma opção para um caso tão grave como esse. Todos têm o direito de viver sem medo de violência e discriminação, e é o mínimo que a cidade possa oferecer, segurança para todos.
Nosso aluno e sua família têm todo o nosso apoio — institucional, psicológico. Os cursos de Teatro e de Dança são e continuarão sendo um espaço de acolhimento, seguro e plural para todos e todas.”

Uems.

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Fonte


Publicado

em

por

Tags: