Cinco homens foram presos neste domingo (17), suspeitos de invadir uma área de reserva ambiental no assentamento Antônio Conselheiro, em Tangará da Serra (MT).
Segundo denúncia feita pela Associação Nova Conquista à polícia, um dos detidos é conhecido na região por ameaçar moradores e atuar junto com o irmão, que já está preso. Ele teria liderado os demais na abertura de clareiras, demarcação de lotes e desmatamento ilegal, com o objetivo de revender as terras posteriormente.

Conforme o boletim de ocorrência, após o recebimento da denúncia, a polícia foi até o local, onde foram constatados vestígios de crime ambiental, registrados em fotografias. Durante as buscas, os policiais localizaram os suspeitos em outra área, vinculada à Frente Nacional de Luta Campo Cidade (FNL).
No local, além dos envolvidos, foram apreendidos equipamentos utilizados no desmate (motossserra, roçadeira, foice e machado), três aparelhos celulares e ainda um animal silvestre (tatu) abatido e armazenado em freezer.
Os suspeitos com idades entre 35 anos e 53 anos foram encaminhados ao Centro Integrado de Segurança Cidadã (Cisc) de Tangará da Serra, juntamente com os materiais apreendidos, para as providências legais cabíveis. O caso é investigado.