O governador Mauro Mendes (União Brasil) reconheceu nesta segunda-feira (19) que o sistema prisional de Mato Grosso enfrenta falhas graves, após a fuga de oito presos em duas unidades diferentes da região metropolitana de Cuiabá em menos de uma semana.

“Está tendo falha, com certeza. Já cobrei duramente o secretário de Justiça, que está investigando. Existem indícios muito fortes que em breve serão mostrados, e estamos trabalhando intensamente para identificar os responsáveis”, declarou Mendes.
O governador disse acreditar que os casos não ocorreram apenas por brechas na segurança. “Para uma fuga daquele jeito acontecer, alguém falhou ou cooperou”, disse acrescentando que há indícios de envolvimento de servidores públicos.
Ele ainda garante que não hesitará em punir os responsáveis. “Nós já cortamos na carne várias vezes: tivemos 11 policiais penais presos, já prendemos advogados, prendemos um monte de gente. Houve mudanças no sistema, mas é justamente contra essas mudanças que existe hoje um esquema articulado para tentar desestabilizar o trabalho que estamos fazendo”, completou.
Oito fugitivos em menos de sete dias
Na madrugada do último dia 18, duas presas de alta periculosidade escaparam da Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá. Elas foram identificadas como Angélica Saraiva de Sá, de 34 anos, conhecida como Angeliquinha, condenada a mais de 250 anos por homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa, e Jéssica Leal da Silva, de 36, apelidada de Arlequina, apontada como líder de facção na região de Juína.

De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), operações do Serviço de Operações Penitenciárias Especiais (Soe) foram mobilizadas para recapturar as fugitivas. Também foi aberta investigação interna para apurar as falhas que possibilitaram a fuga.
Quatro dias antes, no dia 14, outros seis presos escaparam do Complexo Penitenciário Ahmenon Lemos Dantas, em Várzea Grande. Entre os fugitivos estão condenados por homicídios, feminicídio e sequestro de família. Apenas um dos detentos, Juliano Cavalcante, de 39 anos, foi recapturado até agora.
Sandro Teixeira dos Santos (38 anos), Edvaldo de França Almeida (39 anos), Luan Augusto dos Santos Lima (25 anos), Ismael Mendes de Paula (26 anos) e Bruno Fernandes de Souza Costa (24 anos) continuam foragidos.

Eles são condenados por crimes como:
- Homicídio de um comerciante no Shopping Popular (2022);
- Feminicídio no bairro Lixeira;
- Sequestro de uma família no Santa Rosa.
A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) informou que equipes da Polícia Penal, Polícia Militar e outras forças continuam em buscas para localizar os foragidos e reforçar a segurança na região.