Anatel investiga “invasão” em frequência da FAB em MS

Fiscalização da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a pedido da FAB (Força Aérea Brasileira) investigou uma interferência na frequência utilizada pelos militares durante a Operação Tápio. A ação foi realizada no Morro do Paxixi, região do Pantanal, entre os dias 31 de julho e 16 de agosto.

FAB
Interferência ocorreu durante treinamento de equipes da FAB (Foto: divulgação/Anatel)

Durante o treinamento que simulou diversos cenários, como de guerra irregular e eletrônica, bem como missões de paz e apoio humanitário, foram encontrados problemas na comunicação que poderiam comprometer o resultado da operação. 

A Anatel foi informada e enviou equipe para realizar testes na estação de rádio FM e nos equipamentos da própria FAB. 

Porém, após terminar a investigação, ficou constatado que a interferência se tratava de um ruído gerado pela soma de frequências vindas de uma emissora de rádio FM local com a aviação militar terra-ar. 

Após o diagnóstico, a FAB decidiu utilizar outra faixa de frequência para evitar problemas futuros. Não houve prejuízo à operação militar. 

“O trabalho de fiscalização da Anatel atua na proteção de serviços de aviação contra interferências que possam causar riscos, reforçando seu papel crucial na segurança e na coordenação do espectro radioelétrico”, disse a a superintendente de Fiscalização, Gesiléa Teles. 

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Fonte


Publicado

em

por

Tags: