A Prefeitura de Campo Grande instituiu, nesta sexta-feira (5), o programa “Ronda Segura”, para aumentar a segurança e dar apoio à aos comerciantes do Centro da cidade. O programa vai reforçar a presença da GCM (Guarda Civil Metropolitana) e de outras forças de segurança municipal na região central, com rondas mais frequentes e organizadas.

Conforme a publicação que consta no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a iniciativa é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Gestão Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turístico e Sustentável (Semades) e a Secretaria Especial de Segurança e Defesa Social (Sesdes).
O objetivo é reduzir ocorrências que afetam comerciantes, lojistas e empreendedores, trazendo mais tranquilidade para quem trabalha e circula pelo local.
Cadastro de empresários e apoio
Ainda conforme a publicação, uma das novidades é a criação de um Cadastro Municipal de Empresários Participantes.
Neste cadastro, os comerciantes poderão informar dados básicos do estabelecimento e também indicar horários e pontos considerados mais vulneráveis.

Essas informações vão ajudar a orientar as rondas, sempre com garantia de sigilo e respeito às regras de proteção de dados.
O programa também poderá receber suporte do Pró-Cooperação, iniciativa que permite à Prefeitura custear pequenos reparos, manutenção e insumos necessários para as ações de segurança.
A resolução no diário oficial diz que o programa começará pelo Centro de Campo Grande, mas prevê que novas áreas da cidade também possam ser incluídas como prioritárias no futuro, conforme necessidade.
Leia a resolução: