Morador de comunidade rural de Cuiabá é intoxicado por fumaça ao tentar apagar fogo

O morador da comunidade Pai Joaquim, no Distrito de Baús, região do Distrito da Guia, em Cuiabá, José Carlos Pereira, foi internado nesta sexta-feira (5) em um hospital particular, após sofrer intoxicação por fumaça ao tentar combater um incêndio que atinge a região desde a última segunda-feira (1º).

José Carlos está sendo acompanhado e as informações foram confirmadas pela mulher dele, Josilaine Mezatto, que também é presidente da associação de moradores da comunidade.

Morador intoxicado comunidade Pai Joaquim
Morador é internado após sofrer intoxicação tentando combater incêndio em comunidade de Cuiabá. (Foto: Reprodução)

De acordo com Josilaine, diversos chamados foram feitos ao Corpo de Bombeiros desde segunda-feira, mas apenas nesta sexta-feira uma equipe esteve no local. Durante a semana, os moradores precisaram se unir para tentar controlar as chamas de forma improvisada, o que acabou resultando na intoxicação de José Carlos.

A vegetação seca, consequência da estiagem, tem impulsionado os incêndios, cuja causa ainda não foi identificada.

O Primeira Página procurou o Corpo de Bombeiros e foi informada que a corporação não recebeu chamados e o monitoramento por satélite não identificou nenhum foco ativo na região.

“Estamos lutando sozinhos, pedindo ajuda e não somos atendidos. As famílias estão em risco, nossas casas, nossas plantações e nossos animais estão ameaçados”, afirmou Josilaine.

Além dos prejuízos ambientais e materiais, o fogo também queimou os canos responsáveis pelo abastecimento de água, deixando os moradores sem fornecimento em suas casas.

Leia mais

  1. Parque Serra Azul é fechado após incêndio florestal em Barra do Garças

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso, clique aqui. Curta o nosso Facebook e siga a gente no Instagram.

Fonte


Publicado

em

por

Tags: