Lilás é a cor do luto: 19 anos de Maria da Penha e 21 feminicídios em MS

Este mês, lilás é a cor do luto. Embora o tom represente o combate à violência contra a mulher, em agosto, Mato Grosso do Sul bateu o triste número de 21 cidadãs mortas pelo simples fato de serem mulheres.

Lei e voltada para a protecao de criancas e adolescentes vitimas de violencia domestica
Lei Maria da Penha completa 19 anos. (Foto: Getty images/iStockphoto)

No painel púrpura atualizado diariamente pela Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) em parceria com o TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul), o vermelho sangue grita o que já é de conhecimento geral: não existe padrão.

A velocidade em que o contador de feminicídios roda é impressionante. Quase tão corriqueiro quanto aqueles pendurados em grandes obras, estampando “estamos a XX dias sem acidente de trabalho”. Neste caso, neste exato momento, passamos longe de qualquer recorde positivo: estamos há cinco dias sem registro de feminicídio no estado.

Conforme este mesmo painel de dados, os algozes vão de filhos, irmãos, pais a namorados, maridos, ex-companheiros e até colegas de trabalho. As vítimas são das mais variadas raízes. Nem mesmo faixas-etárias vulneráveis escapam: foram assassinadas de bebês a idosas.

E, embora hoje representem dados tristes ao estado, todas elas vão muito além de mais um processo de feminicídio, um ponto na estatística.

Carina, Vanessa, Simone, Giseli, Salvadora e outros 16 nomes dão rosto e CPF às histórias. Mulheres que compunham família, que se destacavam no trabalho, que mantinham amizades, teciam seus caminhos.

Vidas!

Por isso, o Primeira Página lança nesta quinta-feira (7), quando a Lei Maria da Penha completa 19 anos, série de reportagens que trará diariamente quem foram essas mulheres e como está a investigação sobre suas mortes.

A iniciativa, além de selar um mês que deveria ser de conscientização, mas é também de luto, tem o objetivo de honrar a memória dessas mulheres que deixaram seus legados, após perderem suas vidas tão prematura e brutalmente.

🚨 Denuncie a violência contra a mulher

Violência doméstica — seja psicológica, física, moral ou verbal — é crime e precisa ser combatida. Saiba como denunciar:

Emergência: se a agressão estiver acontecendo, ligue 190 imediatamente;

Central de denúncias: disque 180. O atendimento é gratuito, sigiloso e funciona 24 horas por dia, todos os dias. Também é possível denunciar via WhatsApp: (61) 9610-0180;

Presencial: procure a delegacia mais próxima ou acione a Polícia Militar pelo 190;

Em Mato Grosso do Sul as denúncias de violência de gênero podem ser feitas de maneira on-line.

Clique aqui e faça a denúncia.

⚠️ Violência contra a mulher não pode ser ignorada. Basta! Denuncie.

Campanha BASTA
Logo da Campanha Basta, do Primeira Página. (Foto: Divulgação)

FALE COM O PP

Para falar com a redação do Primeira Página em Mato Grosso do Sul, mande uma mensagem pelo WhatsApp. Curta o nosso Facebook e nos siga no Instagram.

Fonte


Publicado

em

por

Tags: