Três suspeitos foram presos e R$ 20 mil em multas foram aplicadas nesta quinta-feira (7), em mais uma operação conjunta das polícias Militar, Civil e da GCM (Guarda Civil Metropolitana) de combate à receptação de fios de cobre sob suspeita de furto em Campo Grande.

Autuados por porte ilegal de armas e receptação de fios de cobre, os três presos na Operação Ferro Velho estavam em um estabelecimento na Avenida Tamandaré. Eles foram flagrados com 220 quilos de fios de cobre desencapados, indicando possível relação com o crime. Os suspeitos foram levados para a 1ª DP (Delegacia de Polícia) de Campo Grande.
Tampas de bueiro
Nem as tampas de bueiros escapam da “mira” dos assaltantes. Vinte tampas retiradas das ruas de Campo Grande foram apreendidas em um endereço na Rua Thomás Edson, na Vila Progresso, conforme a Polícia Militar.
Saldo da operação
Ao todo, 68 endereços foram alvos da operação. Destes, 20 estavam de portas fechadas quando os agentes “bateram à porta”, conforme o tenente-coronel Valdemir da Silva Andrade, do 10º BPM. Em três estabelecimentos foram encontradas irregularidades – um deles era reincidente. Os responsáveis por dois desses endereços foram multados em R$ 10 mil cada.
Os dados foram divulgados durante coletiva de imprensa no 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar) de Campo Grande, na tarde desta quinta-feira (7). A Operação Ferro Velho do ano mobilizou 101 agentes do 10º BPM, da Polícia Civil e da GCM.

O comandante de Policiamento Metropolitano, Emerson de Almeida Vicente, ressalta que um dos objetivos da operação é desencorajar os donos de ferro-velho da capital a comprarem metais com claros indícios de serem objetos de furto:
“Queremos conscientizar esses comerciantes para que não comprem esses materiais, que são ilegais. Não tendo quem compre esse material, a gente acaba inibindo os pequenos furtos que ainda temos na cidade.”
Emerson de Almeida Vicente
Esta é a 3ª edição da Operação Ferro Velho do ano e novas devem ser realizadas ao longo do 2º semestre.
