Campo Grande passará a ter mais uma Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher), que vai ajudar no apoio às vítimas de violência doméstica. A nova unidade ficará localizada na Rua Abrão Júlio Rahe, no centro da cidade.

O anúncio foi feito durante coletiva envolvendo órgãos da rede de proteção às mulheres em Mato Grosso do Sul. Na ocasião, o secretário da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de MS), Antônio Carlos Videira, ressaltou que o novo prédio contará com estrutura moderna e abrigará, também, os cartórios da delegacia.
A unidade já existente também passou por melhorias. No local, foram instaladas baias para dar mais privacidade às vítimas, bem como a implantação do atendimento 24 horas do Imol (Instituto de Medicina e Odontologia Legal) e outras adaptações.
Além disso, foi informado que agentes da Polícia Civil e Militar serão capacitados para atuar como oficiais de justiça, acompanhando as vítimas que solicitarem a medida protetiva.
Botão da Vida
Outra melhoria prevista é a criação do “Botão da Vida”, por parte da Secretaria Municipal da Mulher. O aplicativo em teste envia a localização e áudio à Guarda Municipal, substituindo o botão do pânico.
Nesta semana, a secretaria publicou, no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), o início das inscrições para o programa Recomeçar Moradia, que ajudará vítimas de violência com R$ 500 no valor do aluguel.