O fogo tomou conta de Mato Grosso neste domingo (31). Em apenas 24 horas, o Corpo de Bombeiros registrou cerca de 22 incêndios florestais em diferentes regiões do estado. O fogo avançou sobre áreas rurais e de mata em municípios como Planalto da Serra, Tangará da Serra, Guiratinga, Canarana e Alta Floresta.
Em Nova Bandeirantes, três focos seguem ativos. No Assentamento Passa Vinte, entre General Carneiro e Barra do Garças, famílias tiveram que abandonar as casas às pressas enquanto as chamas se aproximavam.

O fogo também foi registrado em cidades como Marcelândia, Guarantã do Norte e Colniza, onde dois focos seguem ativos em cada município.
Monitoramento
Em outras regiões, os bombeiros conseguiram controlar 17 focos, que já não oferecem risco de propagação, e extinguiram incêndios em Poconé e Aripuanã. Desde o início do período proibitivo, em junho, o Corpo de Bombeiros já apagou 171 incêndios em 105 municípios. Entre elas estão Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Sorriso, Alta Floresta, Cáceres, Barra do Garças e Chapada dos Guimarães.
Ao todo, segundo o Corpo de Bombeiros, 86 focos de calor permanecem em monitoramento em Mato Grosso, incluindo áreas rurais, florestas e até terras indígenas locais onde a responsabilidade de combate é do governo federal.
Só neste fim de semana, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) detectou 202 novos focos de calor em Mato Grosso, a maioria concentrada na Amazônia e no Cerrado.
Proibição do fogo
O uso do fogo está proibido em todo o estado durante a estiagem. No Pantanal, a proibição vai até dezembro, no Cerrado e na Amazônia, até novembro, e nas áreas urbanas, vale para o ano inteiro. Com o avanço das chamas e a estiagem prolongada, o alerta das autoridades é máximo.
Qualquer indício de incêndio deve ser comunicado imediatamente pelo 193 (Corpo de Bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).