Governador de TO é afastado em operação da PF sobre desvio de emendas

Reprodução

Gorvernador  do Tocantins,  Wanderlei Barbosa, afastado em Operação

Gorvernador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afastado em Operação

DA FOLHAPRESS

O governador de Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi afastado do cargo em uma operação da Polícia Federal que investiga desvio de emendas parlamentares durante a pandemia de Covid-19.

 

Segundo a PF, houve fraudes no fornecimento de cestas básicas e frango congelados comprados com essa verba. O prejuízo é estimado em R$ 73 milhões. O dinheiro teria sido usado para a aquisição de imóveis de luxo, compra de gado e despesas pessoais.

 

A assessoria do governador não se manifestou sobre o caso.

 

A operação e o afastamento do governador foram autorizados pelo ministro Mauro Campbell, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).

 

Foram cumpridos 51 mandados de busca e apreensão. Mais de 200 policiais foram mobilizados para a operação.

 

Esta foi a segunda fase da operação Fames-19, que investiga esses desvios. Em agosto de 2024, Barbosa já havia sido alvo de mandados de busca e apreensão.

Fonte


Publicado

em

por

Tags: